UFSC
– UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Curso: Especialização
– Educação na Cultura Digital
Disciplina: Plac
3
Professor: Silvia
Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos
Tutora: Edionete
Inês Stedile
Aluo: Claudionor
de Abreu
NARRATIVA
CONCLUSIVA DA TRAJETÓRIA NO CURSO
Logo no início eu havia
acabado minha graduação de quatro anos de uma licenciatura em Informática no
qual aprendi o grande significado do uso das tecnologias na educação, onde
esperava ter encontrado uma formula secreta de possibilitar o conhecimento de
uma maneira atraente e que funcionasse aos alunos através destes meios
tecnológicos inovadores.
Aprendi muito em minha
graduação, mas sentia que ainda me faltava algo e que meus estudos poderiam
alcançar um novo patamar, foi então que comecei a revirar a internet atrás de
uma especialização que me oferecesse o que eu buscava. Por uma coincidência, ou
acaso do destino alguns dias depois recebi um convite da Secretaría de Educação
para participar desta formação, o qual aceitei imediatamente,
Minhas expectativas para o
curso de especialização em Educação na Cultura Digital Foram bastante
esperançosas. Pretendia encontrar e formular as respostas, junto com uma grande
equipe de educadores, para as principais questões desafiadoras sobre o uso de
meios tecnológicos como forma de ensino e construção de conhecimento por parte
dos estudantes.
Sempre acreditei nas
propostas e ideias de José Armando Valente, onde as TICs (Tecnologias de
Informação e Comunicação) são usadas de forma que o aluno possa produzir
conhecimento e compartilha-lo onde o auto aprendizado seja eficiente e
contemple os conteúdos fornecidos em sala de aula pelos professores na
interdisciplinaridade.
No decorrer do Curso
vivenciei diversas experiências determinantes para a descoberta de novas
possibilidades de inserção da Cultura Digital na sua prática pedagógica e no
coletivo da escola, dentre todas, as experiências com redes sociais foi o que
mais proporcionou um elo entre os alunos e professores, integrando conteúdos em
um mesmo meio virtual onde tanto aluno como professor poderiam aprender,
pesquisar e contribuir com o grupo.
E claro que nem tudo são
flores, especialmente se tratando de um país onde a cultura nunca foi o
investimento em educação, alguns obstáculos surgiram no caminho, como a
resistência por parte de alguns professores em fazer uso das TDIC, as
dificuldades em focar os alunos em atividades abertas utilizando smartphones e
a que mais prejudicou ou dificultou nossos trabalhos que é a falta de estrutura
que a escola que desenvolvi as atividades oferecia.
Com os professores fui
sugerindo algumas atividades, não obrigatórias, onde os primeiros que se
sujeitassem a por as ideias em prática obtivendo sucesso reforçassem com os
demais colegas para aplicar também em suas aulas. Com os alunos fomos
introduzindo gradativamente algumas experiências e conforme mais produziam mais
liberdade teriam. Já a questão da infraestrutura tecnológica da escola algumas
questões ficaram em aberto para discussão em grupo com a equipe gestora, onde o
grupo vai unir forças para investimento em novas tecnologias.
As atividades realizadas,
tento no PLAC quanto nos polos específicos, foram muito significativas e
trouxeram muitas experiências positivas de interação no ambiente e no cotidiano da escola. As
metodologias de aprender em rede trouxeram novos olhares às possibilidades que
as tecnologias proporcionam, contemplando as trocas de experiências vividas,
resolvendo conflitos que surgem no decorrer das atividades e procurando soluções
para os obstáculos encontrados.
Tudo isso é possibilitado
pelas propostas de aprender em rede, onde todos contribuem para um crescimento
coletivo e comum a todos, estimulando a troca de saberes e o fortalecimento do
ensino como um todo, abrangendo todas as disciplinas.
E claro que não podemos
falar em aprender em rede sem compreender a Cultura Digital, a qual facilita a
transferência de informações, amplia o conhecimento muito além do que se podia
imaginar. Favorece a busca de informações, opiniões favoráveis e contrárias
sobre um determinado assunto. As informações são veiculadas mais rapidamente na
internet. Tudo aparece mais rapidamente na web. Com o avanço das tecnologias,
as pessoas se abriram às diferentes culturas, é muito mais fácil.
A interação das crianças com
o computador é instantânea, eles são os nativos virtuais. Vivemos na era da informação, sendo assim a
Cultura Digital ampliou o acesso a informação, enriquecendo didaticamente as
aulas. O uso das tecnologias torna a escola um local mais atrativo.
Todos somos seres
aprendizes, viemos evoluindo com o passar do tempo através da aprendizagem que
adquirimos e vamos continuar neste ritmo de aprendizagem e evolução até o fim
da humanidade. Nós, seres humanos, necessitamos estar sempre aprendendo para
sanar nossas curiosidades, fortalecendo assim o ciclo da evolução.
Se dizer que estamos em uma
era de culturas digitais onde todo o poder das TDIC nos auxiliam na busca e na
prática do aprendizado, seja ele coletivo ou individual. Estes dois modelos de
aprendizado se destacam muito no modo de vida tecnológicos em que estamos
inseridos.
No aprendizado coletivo é
feito uma transmissão de conhecimento entre indivíduos, sendo que quem sabe
menos aprende com quem sabe mais e quem sabe mais ensina quem sabe menos. Este
é um modelo tradicional de aprendizado e pode ser seguido por tradições,
costumes, raças, modos de vida, etc.
Já na aprendizagem
individual o sujeito busca o conhecimento de forma a s tornar uma espécie da
autodidata, procura resolver seus problemas e solucionar seus questionamentos.
Neste método as TDIC está mais presentes pois com toda a facilidade de
comunicação e acesso às informações que estão disponíveis fica muito mais fácil
para cada um aprender sobre aquilo que lhe interessa ou aquilo que procura.
Aprender está muito mais
fácil, hoje se tem tido a qualquer hora, as informações podem ser acessadas de
qualquer lugar de modo muito ágil e eficiente. O professor passa a exercer a
função de mediados do conhecimento, proporcionando ao aluno o caminho correto
para atingir o conhecimento que necessita passando a não ser apenas o velho e
temido “vomitador de conteúdo”.
Está tudo mais didático e
divertido de fazer não deixando margens para as desculpas de quem não quer
aprender. Aprender é inevitável.rt
Hoje, na Cultura Digital, o
mundo esta cheio de recursos, as pessoas mudaram seus hábitos, não se tem mais
a conversa com os amigos de verdade, só pelas redes sociais e celulares,
perdeu-se o sair para conversar com os amigos. As crianças estão trocando o
“brincar”, passear com os pais pelos computadores ou entretenimento.
Com a tecnologia tornou-se
mais fácil à comunicação. Muita coisa mudou para melhor, a distância das coisas
diminuíram, mas nem todos estão conseguindo acompanhar tanta evolução.
A escola está deixando de
ser atrativa, eles tem tudo pronto na internet é só acessar o google. O
professor tem o papel de capacitar as pessoas, só que estão deixando tudo para
ele e a escola. Pais e escola precisam trabalhar juntos para que se tenha êxito
na educação dos filhos.
A escola foi muito afetada
com a cultura digital, ela precisa mudar sua cultura, os espaços, os tempos e
as formas de como trabalhar para que sua prática seja eficaz, pois esses
recursos estão cada vez mais acessíveis. O êxito da escola depende de cada um
de nós, cada um é capaz de mudar.
Não podemos renunciar a toda
esta tecnologia, tais tecnologias fazem parte de um processo que não pode ser
freado, apenas acompanhado, analisado, sendo de grande valia. Ela não apenas
facilita a nossa vida, mas ela já é uma parte indispensável dela, ela invadiu
nossas casas e faz parte do dia a dia de uma forma tão natural, que as novas
gerações encararão tudo com muita naturalidade. E assim, as inovações serão uma
constante.
Sabemos que a aprendizagem
se dá por um processo neuropsicocognitivo que ocorrerá em um determinado tempo
histórico. Todas as situações vividas tudo o que nos rodeia influenciará em
nosso aprendizado. A estrutura psíquica dá sentido aos processos perceptivos,
enquanto a organização sistematiza toda a informação recebida de uma forma
muito pessoal. Não é um processo de ação somente de recepção ou uma transmissão
de informação, falamos atualmente de uma aprendizagem de interação, que implica
na aquisição de novos conhecimentos que estão sempre em modificação.
A escola deve colaborar para
que o aluno possa produzir seu próprio conhecimento e nesse sentido, a TDIC é
usada como ferramenta que possibilita o educando: investigar, explorar,
pesquisar a realidade dos fatos, construir- produzir o seu próprio
conhecimento, descobrir o verdadeiro funcionamento das coisas.
Saber utilizar os meios
digitais a favor da educação é um grande desafio, há um grande potencial para o
ensino, mas torna-se difícil utilizá-las se são consideradas apenas tecnologias
e não forma de cultura, informação ou ferramentas de auxílio a aprendizagens
dos alunos em geral. Este meio tecnológico assusta, pois, desafia as definições
existentes de conhecimento, oferece novas maneiras de motivar aprendizes e
promete oportunidades de criatividade e inovação.
A informática como recurso
pedagógico deve ser utilizada como reforço e complementação de conteúdos
abordados em sala de aula, também podem ser trabalhados projetos desenvolvidos
pela escola. Aliado ao computador tem a internet, que possibilita ao professor
e alunos possibilidades de busca de informações atualizadas e algumas em tempo
real.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
CURSO DE
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
Disciplina:
PLAC
3
Tutora:
Beatriz
Maria Pizetta Baptistella
Cursista: Claudionor de Abreu
Polo: Caçador
Ação 03.
Avaliação da Experiência
Avanços, desafios e alternativas
Nas minhas experiências de
intervenção foi percebido um enorme avanço, principalmente no que diz respeito
à utilização das mídias sociais como ambiente colaborativo de
ensino-aprendizagem.
Na primeira Atividade o
objetivo era integrar os alunos às TDIC
produzindo conhecimento em rede utilizando a ferramenta gratuita Google Docs. O
objetivo foi alcançado e os alunos produziram um texto sobre a violência na
internet, cyberbullying.
A atividade proporcionou uma ampla discussão sobre o
assunto e resultou na cooperação de todos os alunos para a elaboração de um
texto colaborativo.
Aqui
está uma cópia do texto:
Já na segunda atividade, que se tratava da
criação de grupos no Facebook e Whatsapp, o objetivo foi alcançado, o qual se
tratava de provocar a participação do
aluno em atividades extraclasse inseridas em ambientes de cotidiano ao qual o
estudante costuma frequentar nas horas de lazer. A proposta deu tão certo que
até mesmo os professores resolveram criar grupos para discutir assuntos
relevantes à escola.
A experiência proporcionou a construção de ambientes
colaborativos, onde alunos e professores puderam compartilhar conteúdos e
atividades entre si.
Fomos um pouco mais ambiciosos e analisamos que o blog da
escola tinha poucas visitas, criamos então uma FanPage onde a escola pode
compartilhar suas atividades com toda a comunidade em um ambiente mais
favorável.
Aqui se pode ver o resultado de nossa experiência:
FanPage: https://www.facebook.com/emernestohachmann
Grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/397940957026869/?ref=ts&fref=ts
Grupo do WhatsApp
Como nem tudo são “flores” enfrentamos alguns desafios na realização da
experiência de integração dos meios utilizados para com os alunos. De início
foi bastante complicado fazer com que os alunos entendessem o objetivo de fazer
um texto coletivo, fazendo assim com que o processo de adaptação à ferramenta
fosse mais lento, mas no final todos contribuíram e a produção textual foi um
sucesso.
Ao criar os grupos no WhatsApp e Facebook houve
algumas dificuldades em focar a atenção dos alunos na postagem e
compartilhamento de conteúdos, pois ficavam enviando correntes de amizade,
figurinhas e mensagens alheias ás atividades escolares. Com uma atenção especial
e coordenação de assuntos que deveriam ser discutidos os alunos começaram a se
concentrar nas atividades propostas, trazendo para a sala de aula contribuições
significativas baseadas em pesquisa e discussão.
A partir da
reflexão acerca das experiências realizadas acredito que são pertinentes e de
possível implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das TDIC às práticas
pedagógicas nos ambientes de ensino-aprendizagem. Observou-se que estas
metodologias são eficientes e fazem a escola participar mais ativamente na vida
dos educandos, proporcionando uma integração entre ambos.
Sugestões de Sites Educativos
Algumas sugestões de Sites Educativos:
Site: Racha Cuca
Descrição: Site com vários jogos de raciocínio, lógica,
entretenimento, etc.
Fonte:
www.rachacuca.com.br
Site: Smart
Kids
Descrição: Site muito bom com várias atividades educativas
de vários níveis e conteúdos, além de atividades para impressão e vídeos.
Fonte: www.smartkids.com.br
Site: Letroca
Descrição: Site com atividade de criação de palavras a
partir de letras diversas.
Fonte: www.fulano.com.br
Site: Atividade Educativas
Descrição: Site com atividades de todos os níveis e
disciplinas.
Fonte: www.atividadeseducativas.com.br
Site: Friv
Descrição: Site com atividade de criação de palavras a
partir de letras diversas.
Fonte: www.friv.com
Site: Educar para Crescer
Descrição: Site com atividades interessantes de Língua
Portuguesa
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/
Site: Tia Andrea
Descrição: Site com sugestão de muitos outros sites
educativos.
Fonte:http://blog.clickgratis.com.br/tiaandrea/613/Home.html
Site: Robô Ed
Descrição: Site muito divertido onde há uma janela para que
o aluno possa conversar sobre o que quiser com o Robô Ed. Ele tem resposta pra
tudo!
Fonte: http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php
Site: Nova Escola
Descrição: Site da revista nova escola. No link Jogos
Educativos disponibiliza jogos variados ótimos, dentro das áreas de educação
infantil, matemática, língua portuguesa, ciências e língua estrangeira.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/jogos/
Site: O Jogos
Descrição: Site com jogos diversos, ação, vestir, corrida,
culinária, esportes, etc. Sugiro aqui a torre dos números ou TowerBlaster, uma
torre com números onde é preciso ordenar os números na ordem crescente antes
que o adversário caso contrário a torre é demolida.
Fonte: http://www.ojogos.com.br/jogo/towerblaster.html
Site: Jogo das Operações
Descrição: Site para trabalhar as quatro operações
matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão)
Fonte:http://math.cilenia.com/pt
Site: Portal Canal kids
Descrição: Site com diversas atividades multidisciplinares.
Fonte:http://www.canalkids.com.br/portal/index.php
Site: Krafthaus
Descrição: Site com atividades para alfabetização até o 2º
ano, assim que o site carregar você vai se impressionar com o design 3D. Clique
na aba Ariê para acessar o jogo e em seguida a opção Joga Online. Divirta-se.
Fonte:http://www.krafthaus.com.br/v3/
Site:
Websmed
Descrição: Site com diversas atividades, para diferentes
idades e em muitas, mas muitas áreas como: animais, plantas, alfabetização,
etc.
Fonte:http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/inicial_exercicios.html
Descrição: Neste link estão reunidas dicas, desde as mais
básicas, como por exemplo baixar um aplicativo, até as mais avançadas como
instalar softwares de segurança.
Fonte: http://cio.uol.com.br/tecnologia/
Descrição: Cartilha sobre navegação segura e contra crimes
cibernéticos.
Site: www.ccbc.org.br/34/cooperacao.pdf
Site: para-entender-a-internet.softonic.com.br
Descrição: Livro grátis e interativo sobre redes, blog,
direitos autorais, pirataria e muito mais.
Site: http://info.abril.com.br/
Descrição: Portal da revista, com novidades na área de
softwares, games, gadgets e diversos recursos, além de notíciasna área de
tecnologia.
Site: www.mundodostablets.com.br
Descrição: Descubra alguns passos importantes para manter o
seu tablet sempre atualizado, mais seguro e com mais memória.
Site: http://educarparacrescer.abril.com.br
Descrição: Divertido jogo que trabalha com as “pegadinhas”
da Língua Portuguesa além de diversos outros jogos relacionados a gramatica.
Além de testes, sugestões, informações e conteúdos interessantes.
Site: http://revistaescola.abril.com.br
Descrição: Site muito bom, atividades de todas as
disciplinas, envolvem a lógica, o raciocínio, a interpretação, etc.
Site: http://www.educopedia.com.br/Index.aspx
Descrição: Site com sugestões de aulas e atividades além de
trazer vídeos, jogos, testes e histórias referente ao assunto. Excelente!
Site: http://www.atividadeseducativas.com.br/
Descrição: Site com um grande conteúdo educacional:
apostilas, alfabetização, jogos, músicas e muito mais.
Site: http://blog.midiaseducacao.com/p/bibliografias.html
Descrição: Site com vários temas que podem ser trabalhados
em sala de aula: blogs, games, redes sociais etc.
Site: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/atividades.htm
Descrição: Sugestões de atividades para serem desenvolvidas
com crianças de várias idades.
Site: http://www.dominiopublico.gov.br
Descrição: Nesta biblioteca desenvolvida pelo Ministério da
Educação, são disponibilizados, gratuitamente, cerca de 180 mil textos, além de
imagens e arquivos de áudio e vídeo.
Site: http://www.iped.com.br
Descrição: O site disponibiliza mais de 500 cursos, podendo
ser realizado um curso gratuito por mês.
Site:www.monica.com.br
Descrição: Site da Turma da Mônica que traz muita diversão e
está cheio de histórias em quadrinhos, passatempos, jogos, cartões etc.
Site:www.gameseducativos.com
Descrição: Quebra-cabeças, jogos de Matemática, Ciências,
Português e muito mais.
Site:www.bichosdamata.com.br
Descrição: O site é dedicado à proteção do meio ambiente e
possui desenhos para colorir
(utilizando a impressora), jogos de dedução etc.
Site:http://tvcultura.cmais.com.br
Descrição: O site da série Cocoricó, da TV Cultura, é
divertido, colorido e educativo. Oferece jogos, pinturas para colorir,
quebra-cabeças, entre outras atividades.
Site:http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/
Descrição: Tem vídeos, jogos, atividades e concursos que
envolvem personagens de desenhos animados.
Site:www.duende.com.br
Descrição: Site infantil, com jogos, ecologia, gibis e, no
link escolinha, muitos temas atuais para se trabalhar, como Cidadania, Boas
Maneiras, Hábitos de Higiene e Corpo Humano.
Site:www.brasilzinho.com.br
Descrição: Este site trata sobre vários aspectos do Brasil e
da cidadania. Também oferece jogos de Matemática, Língua Portuguesa e outras
disciplinas.
Site:www.smartkids.com.br/jogos-educativos/
Descrição: Além de jogos infantis de colorir, passatempos e
jogos de tabuleiros, o Smart Kids também disponibiliza conteúdos educacionais
para crianças.
Site:www.escolagames.com.br
Descrição: Site com diversos jogos para diferentes níveis e
em várias disciplinas.
Site:www.sitedegames.com/educativos/soletrando.htm
Descrição:Baseado no quadro “Soletrando”, do programa do
Luciano Huck, o jogo permite que os alunos escrevam a palavra pronunciada pelo
jogo e, portanto, aprendam como escrevê-la corretamente.
Site:www.on.br/pequeno_cientista/nave.html
Descrição:Traz diversas atividades sobre o tema Universo.
Site:https://maps.google.com.br/
Descrição:Mapa virtual e interativo, com opções de
localização, percurso a pé, de carro ou de transporte público, em qualquer
região do mundo.
CRIAÇÃO ONLINE:
Site: docs.google.com
Descrição:Permite escrever textos colaborativos de maneira
quase síncrona e ter acesso ao histórico de versões anteriores do texto
produzido, podendo recuperá-las.
Site: www.slideshare.net
Descrição:Atualmente, tudo pode ser compartilhado: desde
informações banais e pessoais até conteúdos multimídia, como fotos, vídeos,
músicas e, por que não, apresentações em PowerPoint.
Site: blogspot.com
Descrição:Criação de blogs com conta do Google.
TECNOLOGIAS INCLUSIVAS
Eugenio
Site: www.l2f.inesc-id.pt/~lco/eugenio
Descrição:Site especialmente criado para acelerar o processo
de leitura e escrita de pessoas com dificuldades motoras. Um dos recursos é
completar palavras em frases sem ter de digitá-las.
Kit Saci I e II
Site: saci.org.br
Descrição:Um dos melhores sites de inclusão de pessoas com
deficiências. O Kit Saci I é indicado para pessoas com deficiência visual ou
dislexia. Já o Kit Saci II reúne um pacote de recursos para pessoas com limitações
motoras.
NVDA
Site: nvda-project.org
Descrição: Especialmente
desenvolvido para pessoas com deficiência visual. O NVDA lê o que ocorre
na tela enquanto ousuário navega com o mouse ou com o teclado.
Motrix
Site: www.intervox.nce.ufrj.br/motrix
Descrição: Permite que pessoas com tetraplegia e
deficiências motoras severas utilizem comandos de voz para acionar funções de
um computador com Windows.
SEGURANÇA NA INTERNET
Movimento internet segura
Site:http://www.internetsegura.org/
Descrição:Site com dicas sobre segurança na internet.
Museu do spam
Site:http://museudospam.wordpress.com/Descrição:Sabe aquelas
mensagens indesejadas que enchem a sua caixa postal com propagandas, pesquisas
e ofertas? Aqui você aprende dicas sobre como evitar o spam no seu e-mail.
Navegação Segura
Site:www.ccbc.org.br/34/cooperacao.pdfDescrição:Cartilha
sobre navegação segura e contra crimes cibernéticos.
Guia para o uso responsável da internet - “Versão para pais
e para professores”
Site: www.internetresponsavel.com.br
Descrição: Aqui, pais e professores e alunos podem tirar suas dúvidas e aprender um pouco
mais sobre a navegação segura. O site vai lhe ajudar a saber mais sobre a
internet, tirar dúvidas, aprender algumas dicas e se sentir mais seguro para
navegar.
Biologia e Ciências
Assunto: Biologia Genética – Vendo o Mundo com Outros Olhos
Descrição: Estimular a percepção dos alunos em relação aos
conceitos biológicos envolvidos em situações do dia-a-dia. Entender casos de
genes recessivos (ligados ao sexo). Relacionar características genotípicas e
fenotípicas dos indivíduos. Calcular probabilidades.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/daltonismo/daltonico.html
Assunto: Conhecendo o Universo
Descrição: Objetivo é conhecer o universo e os planetas do
sistema solar.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/universo/universo.html
Assunto: Biodiesel
Descrição: O objetivo é compreender o processo de produção
do Biodiesel. Conhecer os principais produtos utilizados na fabricação do
biocombustível nas regiões brasileiras e no mundo. Refletir sobre a utilização
dos Biocombustíveis como alternativa para preservação do Meio Ambiente.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/biodiesel/biodiesel.html
Assunto: Sistema Circulatório
Descrição: Observar como funciona nosso Sistema
Circulatório.
Fonte:
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/
Assunto: Sistema Respiratório
Descrição: Observar o funcionamento do Sistema Respiratório.
Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm
Assunto: Sistema Digestório
Descrição: Observar o funcionamento do Sistema Digestório
Fonte:
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/index.htm
Assunto: Sistema Urinário
Descrição: Observar o funcionamento do Sistema Urinário
Fonte:
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm
Língua Portuguesa
Assunto: Desarollar (Português/Espanhol)
Descrição: Permitir ao aluno perceber que palavras com uma
escrita semelhante a sua pronúncia podem ter significado diferente.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/desarollar/desarollar.htm
Assunto: Fábulas
Descrição: Produzir diferentes fábulas utilizando-se de
variados cenários, personagens e objetos. Respeitar a liberdade de criação e
expressão da criança.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/fabulas/fabulas.html
Assunto: Histórias Fantásticas
Descrição: Estimular a produção textual a partir de
cenários, personagens e diferentes objetos. Explorar a escrita de história de
forma autônoma e criativa.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/
Assunto: Por uma Vírgula
Descrição: Empregar corretamente os sinais de pontuação.
Analisar a mensagem que se deseja transmitir e pontuar a frase de acordo com o
sentido que queira dar a ela.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/porumavirgula/oa_por1virgula.html
Assunto: Tirinhas
Descrição: Utilizar a criatividade e a escrita de forma
autônoma na produção de tirinhas.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/tirinhas/tirinhas.html
Assunto: Uso dos Porques
Descrição: Empregar corretamente, no contexto textual, os
diferentes “porques”.
Fonte:
http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso2006/porquedometro/por1_ativ1.swf
Inglês
Assunto: Pronúncia
Descrição: Enriquecer o vocabulário através de diversas
atividades.
Fonte:
http://www.starfall.com/n/level-a/learn-to-read/load.htm?f
Assunto: Estrutura Sintática
Descrição: De forma divertida, compreender a estrutura
sintática com vocábulos importantes para a compreensão do inglês.
Fonte:
http://www.starfall.com/n/picture-hunt/control-or/load.htm?f
Assunto: Enrolando a Língua
Descrição: Estimular a percepção entre a grafia e a
pronúncia dos falsos cognatos.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/enrolando/enrolando.html
Assunto: Escrevendo Histórias
Descrição: Estimular a produção textual tanto da língua
portuguesa, quanto da língua inglesa, através de diferentes cenários,
personagens e objetos.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/escrevendo/hf.swf
Matemática
Assunto: Projeto Ativa – Balança Interativa e Cartas
Interativas
Descrição: Compreender o sentido de incógnitas e valores
desconhecidos. Trabalhar conceitos algébricos. Interpretar resultados em
equações.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ativa/index.html
Assunto: Construtora RIVED
Descrição: Perceber que diferentes unidades de medidas podem
representar a mesma área. Transformar adequadamente unidades de medidas. Saber
calcular a área de um determinado ambiente.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/construtora/construtora.html
Assunto: Desafio Empresarial
Descrição: Ler e interpretar gráficos, identificar
coordenadas de pontos. Calcular a distância entre dois pontos.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/desafio/desafio.html
Assunto: É o Bicho
Descrição: Interpretar resultados das situações-problema.
Relacionar atividades de adição e subtração.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html
Assunto: Arquitetura das Escadas
Descrição: Relacionar conceitos estudados sobre semelhança
de triângulo, teorema de Tales, proporcionalidade. Medir e calcular dimensões
de uma escada real.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/escadas/escadas.htm
Assunto: Feira dos Pesos
Descrição: Introduzir conceitos algébricos. Seriar pesos
desconhecidos e fazer comparações utilizando uma balança.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/feiradosPesos/feiradosPesos.html
Assunto: Gangorra Interativa
Descrição: Comparar e estabelecer relações entre grandezas.
Resolver problemas envolvendo grandezas.
Fonte:
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/gangorra/gangorra.html
Assunto: Grande Prêmio Funcional
Descrição: Estudar gráficos de uma função de 1º grau e os
seus coeficientes.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/gpFuncional/
Assunto: Números Múltiplos
Descrição: Identificar se um número é ou não múltiplo de
outro.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/numerosmultiplos/
Assunto: Pontos em Batalha
Descrição: Ler e interpretar gráficos e identificar
coordenadas de pontos.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/pontos/pontos.html
Assunto: Gráficos envolvendo funções trigonométricas
Descrição: Controlar os coeficientes de várias funções e
observar o efeito dessas mudanças nos gráficos.
Fonte:
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_funcoes_graficos.htm
Assunto: Permutação
Descrição: Interpretar o problema proposto reconhecendo que
se trata de permutação, a calcular através das fórmulas disponibilizadas as
atividades e avaliar seu aprendizado.
Fonte:
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/permutacao/permutacao.swf
Assunto: Arranjo
Descrição: Conceituar, diferenciar e aplicar operações
básica envolvendo Arranjo.
Fonte:
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/arranjo/arranjo.swf
Assunto: Combinação
Descrição: Calcular números de possibilidades determinados
através da análise combinatória.
Fonte:
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/combinacao/combinacao.swf
Assunto: Coordenadas de um ponto
Descrição: Representar coordenadas de um ponto em um plano.
Fonte: http://www.genmagic.org/mates2/merlicc1c.swf
Assunto: Decifrando Mapas, Tabelas e Gráficos
Descrição: Interpretar mapas, decifrar distâncias e
velocidades em uma viagem interativa.
Fonte:
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/decifrando_mapas/
Assunto: Distância entre dois pontos
Descrição: Através da Batalha Naval calcular a distância
entre dois pontos
Fonte:
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/batalha/barcos3.swf
Assunto: Escalas – A Matemática das plantas de casas e mapas
Descrição: Trabalhar e interpretar escalas.
Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/Escalas/mat_escalas.swf
Assunto: Frações
Descrição: Trabalhar com frações. Representar diferentes
frações.
Fonte: http://www.genmagic.org/mates2/fraccio_cas.swf
Assunto: Função Exponencial
Descrição: Trabalhar com função exponencial.
Fonte:http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/potencializando_conhecimento/mat1_ativ1.swf
Assunto: Futebol
Descrição: Compreender a relação entre o comprimento de um
arco de circunferência e o ângulo central a partir de cobranças de pênaltis.
Fonte:
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/o_futebol/mat1_intr.swf
Assunto: Marés e Trigonometria
Descrição: Estudar sobre Funções Trigonométricas.
Fonte:http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/ondas/mares_ondas_matematica.swf
Assunto: Molas
Descrição: Estudar trigonometria com Molas.
Fonte:http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/trigonometria_molas/mat1_ativs1.swf
Assunto: Krafthaus
Descrição: Apresenta diversas atividades para proporcionar
aprendizagem Matemática e também em Língua Portuguesa
Fonte: http://www.krafthaus.com.br/v3/
História
Assunto: Era Feudal
Descrição: Reconhecer diferentes agentes sociais e os
contextos envolvidos na produção do conhecimento histórico.
Fonte:
http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/1813_EraFeudal.swf
Assunto: URSS – A formação e queda de um Império
Descrição: Objeto que simula o processo de formação da União
das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Declínio e Dissolução.
Fonte:
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/index.htm
Assunto: Segunda Guerra Mundial
Descrição: Simulador que apresenta a cronologia do Conflito
e a participação brasileira.
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_segunda_guerra/index.html
Assunto: Passeatas contra a Ditadura Militar
Descrição: Apresenta as passeatas ocorridas contra a
Ditadura Militar na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte:http://www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/multimidia/rotas/arquivo_rotas_100121.swf
Assunto: O Tesouro Perdido das Missões
Descrição: Simulador sobre as Missões Jesuíticas
Fonte:
http://www.navegamundo.com.br/portugues/flash/primeira_historia/index.htm
Assunto: Formação da Grécia Antiga
Descrição: Observar diversas informações sobre a Grécia
Antiga e outros povos da antiguidade oriental e ocidental.
Fonte:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/15818/45228.swf?sequence=1
Assunto: Engenho de Açúcar
Descrição: Observar a presença dos engenhos de açúcar no
Brasil colonial.
Fonte:
http://sites.unifra.br/Portals/17/Hist%C3%B3ria/Engenhos/engenho1.swf
Assunto: Mistério nos Trilhos
Descrição: Simular o processo de ocupação do território
paulista.
Fonte: http://www.navegamundo.com.br/portugues/flash/segunda_historia/
Assunto: Curiosidade sobre a História do Brasil
Descrição: Conhecer algumas curiosidades sobre a História do
Brasil.
Fonte:
http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/mesdapatria/curiosidades.swf
Assunto: Controvérsias sobre o Descobrimento
Descrição: Aprofundar seu conhecimento acerca do
Descobrimento do Brasil.
Fonte:http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/datas_brasil/descobrimento.swf
Assunto: A Rota do Inca
Descrição: Analisar a rota dos Incas na América do Sul
Fonte:
http://discoverybrasil.uol.com.br/guia_inca/interativoincas/?cc=BR
Assunto: Revolução de 30
Descrição: Simulador sobre a Revolução de 1930 sob a
perspectiva dos catarinenses.
Fonte:http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/swf/13_09_2010_revolucao1930/index.html
Assunto: Veja como é a vida na selva com as FARCs
Descrição: Conhecer a vida dos guerrilheiros das Forças
Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/2011/filosofia/farc.swf
Geografia
Assunto: BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China)
Descrição: Obter informações sobre o crescimento econômico
dos países integrantes.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2012/sociologia_simuladores/brics.swf
Assunto: Unidades do Relevo Brasileiro
Descrição: Conhecer a localização dos planaltos, planícies e
depressões do Brasil.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2010/geografia/unidades_relevo.swf
Assunto: Usina Hidrelétrica
Descrição: Entender como ocorre a transformação de energia
hidráulica em eletricidade.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2010/geografia/usina_hidreletrica.swf
Assunto: Capitão Tormenta e Paco em Movimentos da Terra
Descrição: Facilitar o entendimento do tema sobre os
Movimentos da Terra.
Fonte:
http://rived.mec.gov.br/atividades/geografia/movimentos/movimentos.swf
Assunto: Capitão Tormenta e Paco em Fusos Horários
Descrição: Compreender o que são os fusos horários e sua
origem. Trabalhar as questões sobre equinócios e solstícios.
Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9525/fusos.swf
Assunto: Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano
Descrição: Conhecer e identificar as estações do ano e suas.
Analisar diferenças de temperatura entre as estações.
Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9530/estacoes.swf
Assunto: Tsunami
Descrição: Observar como se originaram as ondas gigantes que
causaram destruição na Indonésia em 2010.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/geografia_2010/tsunami.swf
Assunto: Tratamento da Água
Descrição: Conferir as etapas do ciclo urbano da água.
Fonte:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11466/Tratamento%20da%20%C3%83%C2%A1gua.swf?sequence=1
Assunto: Terremotos
Descrição: Obter informações sobre placas tectônicas e
falhas geográficas.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/geografia_2010/terremotos.swf
Assunto: Tipos de Solo
Descrição: Explicar o processo de intemperismo que origina
os diferentes tipos de solo.
Fonte: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/e/e4/Tiposdesolo.swf
Assunto: Tempo Geológico
Descrição: Analisar as observações de Darwin, o qual
concluiu que a Terra era mais velha do que se imaginava.
Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?tempo-geologico.swf
Assunto: Sistema Solar em 3D
Descrição: Entender os movimentos dos planetas no sistema e
reconhecer as constelações.
Fonte: http://www.solarsystemscope.com/
Assunto: Sistema Solar
Descrição: Explorar o Sistema Solar.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/2011/geografia/sistema_solar.swf
Assunto: GPS
Descrição: Explicar técnicas e ferramentas atuais utilizadas
na Cartografia para o Posicionamento Geográfico Global.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/GEOGRAFIA/gps.swf
Assunto: Tsunamis
Descrição: Entender como ocorrem os Tsunamis
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101027_guia_tsunami.shtml
Assunto: Embalagens Tetra Pak
Descrição: Observar o caminho que as embalagens percorrem
desde que são descartadas até a sua reciclagem.
Fonte:
http://revistaepocanegocios.globo.com/infograficos/info-reciclagem/info-reciclagem.html
Assunto: Produção Industrial
Descrição: Simulador da matéria-prima à industrialização e
as consequências para o meio ambiente.
Fonte:
http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/a/a2/Produ%C3%A7%C3%A3oindustrial.swf
Assunto: Posição do Sol
Descrição: Observar a posição do sol em cada dia do ano.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2010/geografia/horizon.swf
Assunto: Efeito Estufa
Descrição: Explicar a formação do efeito estufa e como ele
colabora
Fonte:
http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/portal/popup/aquecimento/pop_up_aquecimento_global_4.htm
Assunto: Nosso Lugar no Universo
Descrição: Apresentar a teoria do Big Bang e explicar os
movimentos da Terra.
Fonte:
http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/universo.swf
Assunto: Formação dos Continentes
Descrição: Explicar a Teoria da Deriva Continental e mostrar
locais onde ocorrem terremotos e vulcões.
Fonte: http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/formacaodoscontinentes.swf
Assunto: Ilhas de Calor
Descrição: Obter informações sobre o fenômeno e a relação
entre urbanização, poluição e vegetação.
Fonte: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/8/8c/Ilhadecalor.swf
Assunto: Furacão
Descrição: Entender como se forma um dos fenômenos mais
violentos e impressionantes da atmosfera.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/geografia_2010/formacao_furacao.swf
Assunto: Energia Solar
Descrição: Observar a importância da Energia Solar.
Fonte:
http://www.sociedadedosol.org.br/apresentacao/popup.html
Assunto: Fases da Lua
Descrição: Entender as mudanças de Fases da Lua.
Fonte: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/8/82/Luamudan%C3%A7adefases.swf
Assunto: Eclipse Solar
Descrição: Entender como ocorre o Eclipse Solar
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/geografia_2010/eclipse_solar.swf
Assunto: Eclipse Lunar
Descrição: Entender como ocorre o Eclipse Lunar.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/geografia_2010/eclipse_lunar.swf
Assunto: Distribuição dos Raios Solares
Descrição: Verificar a inclinação da Terra e a distribuição
dos raios solares sobre o planeta.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2010/geografia/sunsrays.swf
Assunto: Ciclo da Água
Descrição: Identificar as fases do ciclo da Água.
Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/ciencias/ciclo/obj_ped_ciclo_das_aguas.swf
Assunto: Como se formam os Ventos
Descrição: Mostrar a formação dos ventos da escala local à
Global.
Fonte:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/6243/Comoseformamosventos.swf?sequence=1
Assunto: Curvas de Nível
Descrição: Observar as curvas de níveis nas representações
cartográficas.
Fonte:
http://www.lte.ib.unicamp.br/bdc_uploads/materiais/video/material851_codigoBinario_pt.swf
Assunto: Chuva Ácida
Descrição: Observar as causas e consequências da Chuva
Ácida.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/QUIMICA/sim_qui_chuvasacidas.swf
Assunto: Energia dos Rios
Descrição: Observar informações sobre rios, hidrelétricas e
relevos.
Fonte:
http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/f/f1/Energiadosrios.swf
Assunto: Blocos Econômicos
Descrição: Mostrar a evolução dos “Blocos Econômicos” ao
longo da História.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?215_mapa_historia.swf
Assunto: A Expansão Humana
Descrição: Simulador sobre a evolução humana, associada aos
recursos utilizados da natureza.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2010/geografia/expansao_humana.swf
Nenhum comentário:
Postar um comentário