Informática




UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Curso: Especialização – Educação na Cultura Digital
Disciplina: Plac 3
Professor: Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos
Tutora: Edionete Inês Stedile
Aluo: Claudionor de Abreu




NARRATIVA CONCLUSIVA DA TRAJETÓRIA NO CURSO

Logo no início eu havia acabado minha graduação de quatro anos de uma licenciatura em Informática no qual aprendi o grande significado do uso das tecnologias na educação, onde esperava ter encontrado uma formula secreta de possibilitar o conhecimento de uma maneira atraente e que funcionasse aos alunos através destes meios tecnológicos inovadores.
Aprendi muito em minha graduação, mas sentia que ainda me faltava algo e que meus estudos poderiam alcançar um novo patamar, foi então que comecei a revirar a internet atrás de uma especialização que me oferecesse o que eu buscava. Por uma coincidência, ou acaso do destino alguns dias depois recebi um convite da Secretaría de Educação para participar desta formação, o qual aceitei imediatamente,
Minhas expectativas para o curso de especialização em Educação na Cultura Digital Foram bastante esperançosas. Pretendia encontrar e formular as respostas, junto com uma grande equipe de educadores, para as principais questões desafiadoras sobre o uso de meios tecnológicos como forma de ensino e construção de conhecimento por parte dos estudantes.
Sempre acreditei nas propostas e ideias de José Armando Valente, onde as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são usadas de forma que o aluno possa produzir conhecimento e compartilha-lo onde o auto aprendizado seja eficiente e contemple os conteúdos fornecidos em sala de aula pelos professores na interdisciplinaridade.
No decorrer do Curso vivenciei diversas experiências determinantes para a descoberta de novas possibilidades de inserção da Cultura Digital na sua prática pedagógica e no coletivo da escola, dentre todas, as experiências com redes sociais foi o que mais proporcionou um elo entre os alunos e professores, integrando conteúdos em um mesmo meio virtual onde tanto aluno como professor poderiam aprender, pesquisar e contribuir com o grupo.
E claro que nem tudo são flores, especialmente se tratando de um país onde a cultura nunca foi o investimento em educação, alguns obstáculos surgiram no caminho, como a resistência por parte de alguns professores em fazer uso das TDIC, as dificuldades em focar os alunos em atividades abertas utilizando smartphones e a que mais prejudicou ou dificultou nossos trabalhos que é a falta de estrutura que a escola que desenvolvi as atividades oferecia.
Com os professores fui sugerindo algumas atividades, não obrigatórias, onde os primeiros que se sujeitassem a por as ideias em prática obtivendo sucesso reforçassem com os demais colegas para aplicar também em suas aulas. Com os alunos fomos introduzindo gradativamente algumas experiências e conforme mais produziam mais liberdade teriam. Já a questão da infraestrutura tecnológica da escola algumas questões ficaram em aberto para discussão em grupo com a equipe gestora, onde o grupo vai unir forças para investimento em novas tecnologias.
As atividades realizadas, tento no PLAC quanto nos polos específicos, foram muito significativas e trouxeram muitas experiências positivas de interação no  ambiente e no cotidiano da escola. As metodologias de aprender em rede trouxeram novos olhares às possibilidades que as tecnologias proporcionam, contemplando as trocas de experiências vividas, resolvendo conflitos que surgem no decorrer das atividades e procurando soluções para os obstáculos encontrados.
Tudo isso é possibilitado pelas propostas de aprender em rede, onde todos contribuem para um crescimento coletivo e comum a todos, estimulando a troca de saberes e o fortalecimento do ensino como um todo, abrangendo todas as disciplinas.
E claro que não podemos falar em aprender em rede sem compreender a Cultura Digital, a qual facilita a transferência de informações, amplia o conhecimento muito além do que se podia imaginar. Favorece a busca de informações, opiniões favoráveis e contrárias sobre um determinado assunto. As informações são veiculadas mais rapidamente na internet. Tudo aparece mais rapidamente na web. Com o avanço das tecnologias, as pessoas se abriram às diferentes culturas, é muito mais fácil.
A interação das crianças com o computador é instantânea, eles são os nativos virtuais.  Vivemos na era da informação, sendo assim a Cultura Digital ampliou o acesso a informação, enriquecendo didaticamente as aulas. O uso das tecnologias torna a escola um local mais atrativo.
Todos somos seres aprendizes, viemos evoluindo com o passar do tempo através da aprendizagem que adquirimos e vamos continuar neste ritmo de aprendizagem e evolução até o fim da humanidade. Nós, seres humanos, necessitamos estar sempre aprendendo para sanar nossas curiosidades, fortalecendo assim o ciclo da evolução.
Se dizer que estamos em uma era de culturas digitais onde todo o poder das TDIC nos auxiliam na busca e na prática do aprendizado, seja ele coletivo ou individual. Estes dois modelos de aprendizado se destacam muito no modo de vida tecnológicos em que estamos inseridos.
No aprendizado coletivo é feito uma transmissão de conhecimento entre indivíduos, sendo que quem sabe menos aprende com quem sabe mais e quem sabe mais ensina quem sabe menos. Este é um modelo tradicional de aprendizado e pode ser seguido por tradições, costumes, raças, modos de vida, etc.
Já na aprendizagem individual o sujeito busca o conhecimento de forma a s tornar uma espécie da autodidata, procura resolver seus problemas e solucionar seus questionamentos. Neste método as TDIC está mais presentes pois com toda a facilidade de comunicação e acesso às informações que estão disponíveis fica muito mais fácil para cada um aprender sobre aquilo que lhe interessa ou aquilo que procura.
Aprender está muito mais fácil, hoje se tem tido a qualquer hora, as informações podem ser acessadas de qualquer lugar de modo muito ágil e eficiente. O professor passa a exercer a função de mediados do conhecimento, proporcionando ao aluno o caminho correto para atingir o conhecimento que necessita passando a não ser apenas o velho e temido “vomitador de conteúdo”.
Está tudo mais didático e divertido de fazer não deixando margens para as desculpas de quem não quer aprender. Aprender é inevitável.rt
Hoje, na Cultura Digital, o mundo esta cheio de recursos, as pessoas mudaram seus hábitos, não se tem mais a conversa com os amigos de verdade, só pelas redes sociais e celulares, perdeu-se o sair para conversar com os amigos. As crianças estão trocando o “brincar”, passear com os pais pelos computadores ou entretenimento.
Com a tecnologia tornou-se mais fácil à comunicação. Muita coisa mudou para melhor, a distância das coisas diminuíram, mas nem todos estão conseguindo acompanhar tanta evolução.
A escola está deixando de ser atrativa, eles tem tudo pronto na internet é só acessar o google. O professor tem o papel de capacitar as pessoas, só que estão deixando tudo para ele e a escola. Pais e escola precisam trabalhar juntos para que se tenha êxito na educação dos filhos.
A escola foi muito afetada com a cultura digital, ela precisa mudar sua cultura, os espaços, os tempos e as formas de como trabalhar para que sua prática seja eficaz, pois esses recursos estão cada vez mais acessíveis. O êxito da escola depende de cada um de nós, cada um é capaz de mudar.
Não podemos renunciar a toda esta tecnologia, tais tecnologias fazem parte de um processo que não pode ser freado, apenas acompanhado, analisado, sendo de grande valia. Ela não apenas facilita a nossa vida, mas ela já é uma parte indispensável dela, ela invadiu nossas casas e faz parte do dia a dia de uma forma tão natural, que as novas gerações encararão tudo com muita naturalidade. E assim, as inovações serão uma constante.
Sabemos que a aprendizagem se dá por um processo neuropsicocognitivo que ocorrerá em um determinado tempo histórico. Todas as situações vividas tudo o que nos rodeia influenciará em nosso aprendizado. A estrutura psíquica dá sentido aos processos perceptivos, enquanto a organização sistematiza toda a informação recebida de uma forma muito pessoal. Não é um processo de ação somente de recepção ou uma transmissão de informação, falamos atualmente de uma aprendizagem de interação, que implica na aquisição de novos conhecimentos que estão sempre em modificação.
A escola deve colaborar para que o aluno possa produzir seu próprio conhecimento e nesse sentido, a TDIC é usada como ferramenta que possibilita o educando: investigar, explorar, pesquisar a realidade dos fatos, construir- produzir o seu próprio conhecimento, descobrir o verdadeiro funcionamento das coisas.
Saber utilizar os meios digitais a favor da educação é um grande desafio, há um grande potencial para o ensino, mas torna-se difícil utilizá-las se são consideradas apenas tecnologias e não forma de cultura, informação ou ferramentas de auxílio a aprendizagens dos alunos em geral. Este meio tecnológico assusta, pois, desafia as definições existentes de conhecimento, oferece novas maneiras de motivar aprendizes e promete oportunidades de criatividade e inovação.  

A informática como recurso pedagógico deve ser utilizada como reforço e complementação de conteúdos abordados em sala de aula, também podem ser trabalhados projetos desenvolvidos pela escola. Aliado ao computador tem a internet, que possibilita ao professor e alunos possibilidades de busca de informações atualizadas e algumas em tempo real.














UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL


Disciplina: PLAC 3
Tutora: Beatriz Maria Pizetta Baptistella
Cursista: Claudionor de Abreu

Polo: Caçador



Ação 03. Avaliação da Experiência

Avanços, desafios e alternativas



Nas minhas experiências de intervenção foi percebido um enorme avanço, principalmente no que diz respeito à utilização das mídias sociais como ambiente colaborativo de ensino-aprendizagem.

Na primeira Atividade o objetivo era integrar os alunos às TDIC produzindo conhecimento em rede utilizando a ferramenta gratuita Google Docs. O objetivo foi alcançado e os alunos produziram um texto sobre a violência na internet, cyberbullying.

A atividade proporcionou uma ampla discussão sobre o assunto e resultou na cooperação de todos os alunos para a elaboração de um texto colaborativo.

Aqui está uma cópia do texto:


Já na segunda atividade, que se tratava da criação de grupos no Facebook e Whatsapp, o objetivo foi alcançado, o qual se tratava de provocar a participação do aluno em atividades extraclasse inseridas em ambientes de cotidiano ao qual o estudante costuma frequentar nas horas de lazer. A proposta deu tão certo que até mesmo os professores resolveram criar grupos para discutir assuntos relevantes à escola.

A experiência proporcionou a construção de ambientes colaborativos, onde alunos e professores puderam compartilhar conteúdos e atividades entre si.

Fomos um pouco mais ambiciosos e analisamos que o blog da escola tinha poucas visitas, criamos então uma FanPage onde a escola pode compartilhar suas atividades com toda a comunidade em um ambiente mais favorável.

Aqui se pode ver o resultado de nossa experiência:

FanPage: https://www.facebook.com/emernestohachmann


Grupo no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/397940957026869/?ref=ts&fref=ts



Grupo do WhatsApp



Como nem tudo são “flores” enfrentamos alguns desafios na realização da experiência de integração dos meios utilizados para com os alunos. De início foi bastante complicado fazer com que os alunos entendessem o objetivo de fazer um texto coletivo, fazendo assim com que o processo de adaptação à ferramenta fosse mais lento, mas no final todos contribuíram e a produção textual foi um sucesso.

Ao criar os grupos no WhatsApp e Facebook houve algumas dificuldades em focar a atenção dos alunos na postagem e compartilhamento de conteúdos, pois ficavam enviando correntes de amizade, figurinhas e mensagens alheias ás atividades escolares. Com uma atenção especial e coordenação de assuntos que deveriam ser discutidos os alunos começaram a se concentrar nas atividades propostas, trazendo para a sala de aula contribuições significativas baseadas em pesquisa e discussão.

A partir da reflexão acerca das experiências realizadas acredito que são pertinentes e de possível implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das TDIC às práticas pedagógicas nos ambientes de ensino-aprendizagem. Observou-se que estas metodologias são eficientes e fazem a escola participar mais ativamente na vida dos educandos, proporcionando uma integração entre ambos.

























Sugestões de Sites Educativos
Algumas sugestões de Sites Educativos:


Site: Racha Cuca
Descrição: Site com vários jogos de raciocínio, lógica, entretenimento, etc.
Fonte: www.rachacuca.com.br


Site: Smart Kids
Descrição: Site muito bom com várias atividades educativas de vários níveis e conteúdos, além de atividades para  impressão e vídeos.
Fonte: www.smartkids.com.br


Site: Letroca
Descrição: Site com atividade de criação de palavras a partir de letras diversas.
Fonte: www.fulano.com.br



Site: Atividade Educativas
Descrição: Site com atividades de todos os níveis e disciplinas.
Fonte: www.atividadeseducativas.com.br


Site: Friv
Descrição: Site com atividade de criação de palavras a partir de letras diversas.
Fonte: www.friv.com


Site: Educar para Crescer
Descrição: Site com atividades interessantes de Língua Portuguesa
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/


Site: Tia Andrea
Descrição: Site com sugestão de muitos outros sites educativos.
Fonte:http://blog.clickgratis.com.br/tiaandrea/613/Home.html


Site: Robô Ed
Descrição: Site muito divertido onde há uma janela para que o aluno possa conversar sobre o que quiser com o Robô Ed. Ele tem resposta pra tudo!
Fonte: http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php


Site: Nova Escola
Descrição: Site da revista nova escola. No link Jogos Educativos disponibiliza jogos variados ótimos, dentro das áreas de educação infantil, matemática, língua portuguesa, ciências e língua estrangeira.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/jogos/


Site: O Jogos
Descrição: Site com jogos diversos, ação, vestir, corrida, culinária, esportes, etc. Sugiro aqui a torre dos números ou TowerBlaster, uma torre com números onde é preciso ordenar os números na ordem crescente antes que o adversário caso contrário a torre é demolida.
Fonte: http://www.ojogos.com.br/jogo/towerblaster.html


Site: Jogo das Operações
Descrição: Site para trabalhar as quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão)
Fonte:http://math.cilenia.com/pt


Site: Portal Canal kids
Descrição: Site com diversas atividades multidisciplinares.
Fonte:http://www.canalkids.com.br/portal/index.php



Site: Krafthaus
Descrição: Site com atividades para alfabetização até o 2º ano, assim que o site carregar você vai se impressionar com o design 3D. Clique na aba Ariê para acessar o jogo e em seguida a opção Joga Online. Divirta-se.
Fonte:http://www.krafthaus.com.br/v3/


Site: Websmed
Descrição: Site com diversas atividades, para diferentes idades e em muitas, mas muitas áreas como: animais, plantas, alfabetização, etc.
Fonte:http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/inicial_exercicios.html


Descrição: Neste link estão reunidas dicas, desde as mais básicas, como por exemplo baixar um aplicativo, até as mais avançadas como instalar softwares de segurança.
Fonte: http://cio.uol.com.br/tecnologia/


Descrição: Cartilha sobre navegação segura e contra crimes cibernéticos.
Site: www.ccbc.org.br/34/cooperacao.pdf


Site: para-entender-a-internet.softonic.com.br
Descrição: Livro grátis e interativo sobre redes, blog, direitos autorais, pirataria e muito mais.


Site: http://info.abril.com.br/
Descrição: Portal da revista, com novidades na área de softwares, games, gadgets e diversos recursos, além de notíciasna área de tecnologia.


Site: www.mundodostablets.com.br
Descrição: Descubra alguns passos importantes para manter o seu tablet sempre atualizado, mais seguro e com mais memória.


Site: http://educarparacrescer.abril.com.br
Descrição: Divertido jogo que trabalha com as “pegadinhas” da Língua Portuguesa além de diversos outros jogos relacionados a gramatica. Além de testes, sugestões, informações e conteúdos interessantes.


Site: http://revistaescola.abril.com.br
Descrição: Site muito bom, atividades de todas as disciplinas, envolvem a lógica, o raciocínio, a interpretação, etc.


Site: http://www.educopedia.com.br/Index.aspx
Descrição: Site com sugestões de aulas e atividades além de trazer vídeos, jogos, testes e histórias referente ao assunto. Excelente!


Site: http://www.atividadeseducativas.com.br/
Descrição: Site com um grande conteúdo educacional: apostilas, alfabetização, jogos, músicas e muito mais.


Site: http://blog.midiaseducacao.com/p/bibliografias.html
Descrição: Site com vários temas que podem ser trabalhados em sala de aula: blogs, games, redes sociais etc.


Site: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/atividades.htm
Descrição: Sugestões de atividades para serem desenvolvidas com crianças de várias idades.


Site: http://www.dominiopublico.gov.br
Descrição: Nesta biblioteca desenvolvida pelo Ministério da Educação, são disponibilizados, gratuitamente, cerca de 180 mil textos, além de imagens e arquivos de áudio e vídeo.


Site: http://www.iped.com.br
Descrição: O site disponibiliza mais de 500 cursos, podendo ser realizado um curso gratuito por mês.


Site:www.monica.com.br
Descrição: Site da Turma da Mônica que traz muita diversão e está cheio de histórias em quadrinhos, passatempos, jogos, cartões etc.


Site:www.gameseducativos.com
Descrição: Quebra-cabeças, jogos de Matemática, Ciências, Português e muito mais.


Site:www.bichosdamata.com.br
Descrição: O site é dedicado à proteção do meio ambiente e possui desenhos para colorir
(utilizando a impressora), jogos de dedução etc.


Site:http://tvcultura.cmais.com.br
Descrição: O site da série Cocoricó, da TV Cultura, é divertido, colorido e educativo. Oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades.


Site:http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/
Descrição: Tem vídeos, jogos, atividades e concursos que envolvem personagens de desenhos animados.


Site:www.duende.com.br
Descrição: Site infantil, com jogos, ecologia, gibis e, no link escolinha, muitos temas atuais para se trabalhar, como Cidadania, Boas Maneiras, Hábitos de Higiene e Corpo Humano.


Site:www.brasilzinho.com.br
Descrição: Este site trata sobre vários aspectos do Brasil e da cidadania. Também oferece jogos de Matemática, Língua Portuguesa e outras disciplinas.


Site:www.smartkids.com.br/jogos-educativos/
Descrição: Além de jogos infantis de colorir, passatempos e jogos de tabuleiros, o Smart Kids também disponibiliza conteúdos educacionais para crianças.


Site:www.escolagames.com.br
Descrição: Site com diversos jogos para diferentes níveis e em várias disciplinas.


Site:www.sitedegames.com/educativos/soletrando.htm
Descrição:Baseado no quadro “Soletrando”, do programa do Luciano Huck, o jogo permite que os alunos escrevam a palavra pronunciada pelo jogo e, portanto, aprendam como escrevê-la corretamente.


Site:www.on.br/pequeno_cientista/nave.html
Descrição:Traz diversas atividades sobre o tema Universo.


Site:https://maps.google.com.br/
Descrição:Mapa virtual e interativo, com opções de localização, percurso a pé, de carro ou de transporte público, em qualquer região do mundo.


CRIAÇÃO ONLINE:
Site: docs.google.com
Descrição:Permite escrever textos colaborativos de maneira quase síncrona e ter acesso ao histórico de versões anteriores do texto produzido, podendo recuperá-las.


Site: www.slideshare.net
Descrição:Atualmente, tudo pode ser compartilhado: desde informações banais e pessoais até conteúdos multimídia, como fotos, vídeos, músicas e, por que não, apresentações em PowerPoint.


Site: blogspot.com
Descrição:Criação de blogs com conta do Google.




TECNOLOGIAS INCLUSIVAS

Eugenio
Site: www.l2f.inesc-id.pt/~lco/eugenio
Descrição:Site especialmente criado para acelerar o processo de leitura e escrita de pessoas com dificuldades motoras. Um dos recursos é completar palavras em frases sem ter de digitá-las.


Kit Saci I e II
Site: saci.org.br
Descrição:Um dos melhores sites de inclusão de pessoas com deficiências. O Kit Saci I é indicado para pessoas com deficiência visual ou dislexia. Já o Kit Saci II reúne um pacote de recursos para pessoas com limitações motoras.


NVDA
Site: nvda-project.org
Descrição: Especialmente  desenvolvido para pessoas com deficiência visual. O NVDA lê o que ocorre na tela enquanto ousuário navega com o mouse ou com o teclado.


Motrix
Site: www.intervox.nce.ufrj.br/motrix
Descrição: Permite que pessoas com tetraplegia e deficiências motoras severas utilizem comandos de voz para acionar funções de um computador com Windows.



SEGURANÇA NA INTERNET

Movimento internet segura
Site:http://www.internetsegura.org/
Descrição:Site com dicas sobre segurança na internet.


Museu do spam
Site:http://museudospam.wordpress.com/Descrição:Sabe aquelas mensagens indesejadas que enchem a sua caixa postal com propagandas, pesquisas e ofertas? Aqui você aprende dicas sobre como evitar o spam no seu e-mail.


Navegação Segura
Site:www.ccbc.org.br/34/cooperacao.pdfDescrição:Cartilha sobre navegação segura e contra crimes cibernéticos.


Guia para o uso responsável da internet - “Versão para pais e para professores”
Site: www.internetresponsavel.com.br
Descrição: Aqui, pais e professores e alunos  podem tirar suas dúvidas e aprender um pouco mais sobre a navegação segura. O site vai lhe ajudar a saber mais sobre a internet, tirar dúvidas, aprender algumas dicas e se sentir mais seguro para navegar.




Biologia  e Ciências

Assunto: Biologia Genética – Vendo o Mundo com Outros Olhos
Descrição: Estimular a percepção dos alunos em relação aos conceitos biológicos envolvidos em situações do dia-a-dia. Entender casos de genes recessivos (ligados ao sexo). Relacionar características genotípicas e fenotípicas dos indivíduos. Calcular probabilidades.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/daltonismo/daltonico.html

Assunto: Conhecendo o Universo
Descrição: Objetivo é conhecer o universo e os planetas do sistema solar.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/universo/universo.html

Assunto: Biodiesel
Descrição: O objetivo é compreender o processo de produção do Biodiesel. Conhecer os principais produtos utilizados na fabricação do biocombustível nas regiões brasileiras e no mundo. Refletir sobre a utilização dos Biocombustíveis como alternativa para preservação do Meio Ambiente.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/biodiesel/biodiesel.html

Assunto: Sistema Circulatório
Descrição: Observar como funciona nosso Sistema Circulatório.
Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/

Assunto: Sistema Respiratório
Descrição: Observar o funcionamento do Sistema Respiratório.
Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm

Assunto: Sistema Digestório
Descrição: Observar o funcionamento do Sistema Digestório
Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/index.htm

Assunto: Sistema Urinário
Descrição: Observar o funcionamento do Sistema Urinário
Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm



Língua Portuguesa

Assunto: Desarollar (Português/Espanhol)
Descrição: Permitir ao aluno perceber que palavras com uma escrita semelhante a sua pronúncia podem ter significado diferente.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/desarollar/desarollar.htm

Assunto: Fábulas
Descrição: Produzir diferentes fábulas utilizando-se de variados cenários, personagens e objetos. Respeitar a liberdade de criação e expressão da criança.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/fabulas/fabulas.html

Assunto: Histórias Fantásticas
Descrição: Estimular a produção textual a partir de cenários, personagens e diferentes objetos. Explorar a escrita de história de forma autônoma e criativa.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/

Assunto: Por uma Vírgula
Descrição: Empregar corretamente os sinais de pontuação. Analisar a mensagem que se deseja transmitir e pontuar a frase de acordo com o sentido que queira dar a ela.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/porumavirgula/oa_por1virgula.html

Assunto: Tirinhas
Descrição: Utilizar a criatividade e a escrita de forma autônoma na produção de tirinhas.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/tirinhas/tirinhas.html

Assunto: Uso dos Porques
Descrição: Empregar corretamente, no contexto textual, os diferentes “porques”.
Fonte:  http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso2006/porquedometro/por1_ativ1.swf



Inglês

Assunto: Pronúncia
Descrição: Enriquecer o vocabulário através de diversas atividades.
Fonte: http://www.starfall.com/n/level-a/learn-to-read/load.htm?f

Assunto: Estrutura Sintática
Descrição: De forma divertida, compreender a estrutura sintática com vocábulos importantes para a compreensão do inglês.
Fonte: http://www.starfall.com/n/picture-hunt/control-or/load.htm?f

Assunto: Enrolando a Língua
Descrição: Estimular a percepção entre a grafia e a pronúncia dos falsos cognatos.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/enrolando/enrolando.html

Assunto: Escrevendo Histórias
Descrição: Estimular a produção textual tanto da língua portuguesa, quanto da língua inglesa, através de diferentes cenários, personagens e objetos.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/escrevendo/hf.swf



Matemática

Assunto: Projeto Ativa – Balança Interativa e Cartas Interativas
Descrição: Compreender o sentido de incógnitas e valores desconhecidos. Trabalhar conceitos algébricos. Interpretar resultados em equações.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ativa/index.html

Assunto: Construtora RIVED
Descrição: Perceber que diferentes unidades de medidas podem representar a mesma área. Transformar adequadamente unidades de medidas. Saber calcular a área de um determinado ambiente.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/construtora/construtora.html

Assunto: Desafio Empresarial
Descrição: Ler e interpretar gráficos, identificar coordenadas de pontos. Calcular a distância entre dois pontos.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/desafio/desafio.html

Assunto: É o Bicho
Descrição: Interpretar resultados das situações-problema. Relacionar atividades de adição e subtração.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html

Assunto: Arquitetura das Escadas
Descrição: Relacionar conceitos estudados sobre semelhança de triângulo, teorema de Tales, proporcionalidade. Medir e calcular dimensões de uma escada real.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/escadas/escadas.htm

Assunto: Feira dos Pesos
Descrição: Introduzir conceitos algébricos. Seriar pesos desconhecidos e fazer comparações utilizando uma balança.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/feiradosPesos/feiradosPesos.html

Assunto: Gangorra Interativa
Descrição: Comparar e estabelecer relações entre grandezas. Resolver problemas envolvendo grandezas.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/gangorra/gangorra.html

Assunto: Grande Prêmio Funcional
Descrição: Estudar gráficos de uma função de 1º grau e os seus coeficientes.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/gpFuncional/

Assunto: Números Múltiplos
Descrição: Identificar se um número é ou não múltiplo de outro.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/numerosmultiplos/

Assunto: Pontos em Batalha
Descrição: Ler e interpretar gráficos e identificar coordenadas de pontos.
Fonte: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/pontos/pontos.html

Assunto: Gráficos envolvendo funções trigonométricas
Descrição: Controlar os coeficientes de várias funções e observar o efeito dessas mudanças nos gráficos.
Fonte: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_funcoes_graficos.htm

Assunto: Permutação
Descrição: Interpretar o problema proposto reconhecendo que se trata de permutação, a calcular através das fórmulas disponibilizadas as atividades e avaliar seu aprendizado.
Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/permutacao/permutacao.swf

Assunto: Arranjo
Descrição: Conceituar, diferenciar e aplicar operações básica envolvendo Arranjo.
Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/arranjo/arranjo.swf

Assunto: Combinação
Descrição: Calcular números de possibilidades determinados através da análise combinatória.
Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/combinacao/combinacao.swf

Assunto: Coordenadas de um ponto
Descrição: Representar coordenadas de um ponto em um plano.
Fonte: http://www.genmagic.org/mates2/merlicc1c.swf

Assunto: Decifrando Mapas, Tabelas e Gráficos
Descrição: Interpretar mapas, decifrar distâncias e velocidades em uma viagem interativa.
Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/decifrando_mapas/

Assunto: Distância entre dois pontos
Descrição: Através da Batalha Naval calcular a distância entre dois pontos
Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/batalha/barcos3.swf

Assunto: Escalas – A Matemática das plantas de casas e mapas
Descrição: Trabalhar e interpretar escalas.
Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/Escalas/mat_escalas.swf

Assunto: Frações
Descrição: Trabalhar com frações. Representar diferentes frações.
Fonte: http://www.genmagic.org/mates2/fraccio_cas.swf

Assunto: Função Exponencial
Descrição: Trabalhar com função exponencial.
Fonte:http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/potencializando_conhecimento/mat1_ativ1.swf

Assunto: Futebol
Descrição: Compreender a relação entre o comprimento de um arco de circunferência e o ângulo central a partir de cobranças de pênaltis.
Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/o_futebol/mat1_intr.swf

Assunto: Marés e Trigonometria
Descrição: Estudar sobre Funções Trigonométricas.
Fonte:http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/ondas/mares_ondas_matematica.swf

Assunto: Molas
Descrição: Estudar trigonometria com Molas.
Fonte:http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/trigonometria_molas/mat1_ativs1.swf

Assunto: Krafthaus
Descrição: Apresenta diversas atividades para proporcionar aprendizagem Matemática e também em Língua Portuguesa
Fonte: http://www.krafthaus.com.br/v3/



História

Assunto: Era Feudal
Descrição: Reconhecer diferentes agentes sociais e os contextos envolvidos na produção do conhecimento histórico.
Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/1813_EraFeudal.swf

Assunto: URSS – A formação e queda de um Império
Descrição: Objeto que simula o processo de formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Declínio e Dissolução.
Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/index.htm

Assunto: Segunda Guerra Mundial
Descrição: Simulador que apresenta a cronologia do Conflito e a participação brasileira.
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_segunda_guerra/index.html

Assunto: Passeatas contra a Ditadura Militar
Descrição: Apresenta as passeatas ocorridas contra a Ditadura Militar na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte:http://www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/multimidia/rotas/arquivo_rotas_100121.swf

Assunto: O Tesouro Perdido das Missões
Descrição: Simulador sobre as Missões Jesuíticas
Fonte: http://www.navegamundo.com.br/portugues/flash/primeira_historia/index.htm

Assunto: Formação da Grécia Antiga
Descrição: Observar diversas informações sobre a Grécia Antiga e outros povos da antiguidade oriental e ocidental.
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/15818/45228.swf?sequence=1

Assunto: Engenho de Açúcar
Descrição: Observar a presença dos engenhos de açúcar no Brasil colonial.
Fonte: http://sites.unifra.br/Portals/17/Hist%C3%B3ria/Engenhos/engenho1.swf

Assunto: Mistério nos Trilhos
Descrição: Simular o processo de ocupação do território paulista.
Fonte: http://www.navegamundo.com.br/portugues/flash/segunda_historia/

Assunto: Curiosidade sobre a História do Brasil
Descrição: Conhecer algumas curiosidades sobre a História do Brasil.
Fonte: http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/mesdapatria/curiosidades.swf

Assunto: Controvérsias sobre o Descobrimento
Descrição: Aprofundar seu conhecimento acerca do Descobrimento do Brasil.
Fonte:http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/datas_brasil/descobrimento.swf

Assunto: A Rota do Inca
Descrição: Analisar a rota dos Incas na América do Sul
Fonte: http://discoverybrasil.uol.com.br/guia_inca/interativoincas/?cc=BR

Assunto: Revolução de 30
Descrição: Simulador sobre a Revolução de 1930 sob a perspectiva dos catarinenses.
Fonte:http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/swf/13_09_2010_revolucao1930/index.html


Assunto: Veja como é a vida na selva com as FARCs
Descrição: Conhecer a vida dos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/2011/filosofia/farc.swf



Geografia

Assunto: BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China)
Descrição: Obter informações sobre o crescimento econômico dos países integrantes.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2012/sociologia_simuladores/brics.swf

Assunto: Unidades do Relevo Brasileiro
Descrição: Conhecer a localização dos planaltos, planícies e depressões do Brasil.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2010/geografia/unidades_relevo.swf

Assunto: Usina Hidrelétrica
Descrição: Entender como ocorre a transformação de energia hidráulica em eletricidade.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2010/geografia/usina_hidreletrica.swf

Assunto: Capitão Tormenta e Paco em Movimentos da Terra
Descrição: Facilitar o entendimento do tema sobre os Movimentos da Terra.
Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/geografia/movimentos/movimentos.swf

Assunto: Capitão Tormenta e Paco em Fusos Horários
Descrição: Compreender o que são os fusos horários e sua origem. Trabalhar as questões sobre equinócios e solstícios.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9525/fusos.swf

Assunto: Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano
Descrição: Conhecer e identificar as estações do ano e suas. Analisar diferenças de temperatura entre as estações.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9530/estacoes.swf

Assunto: Tsunami
Descrição: Observar como se originaram as ondas gigantes que causaram destruição na Indonésia em 2010.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/geografia_2010/tsunami.swf

Assunto: Tratamento da Água
Descrição: Conferir as etapas do ciclo urbano da água.
Fonte:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11466/Tratamento%20da%20%C3%83%C2%A1gua.swf?sequence=1

Assunto: Terremotos
Descrição: Obter informações sobre placas tectônicas e falhas geográficas.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/geografia_2010/terremotos.swf

Assunto: Tipos de Solo
Descrição: Explicar o processo de intemperismo que origina os diferentes tipos de solo.
Fonte: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/e/e4/Tiposdesolo.swf

Assunto: Tempo Geológico
Descrição: Analisar as observações de Darwin, o qual concluiu que a Terra era mais velha do que se imaginava.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?tempo-geologico.swf

Assunto: Sistema Solar em 3D
Descrição: Entender os movimentos dos planetas no sistema e reconhecer as constelações.
Fonte: http://www.solarsystemscope.com/

Assunto: Sistema Solar
Descrição: Explorar o Sistema Solar.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/2011/geografia/sistema_solar.swf

Assunto: GPS
Descrição: Explicar técnicas e ferramentas atuais utilizadas na Cartografia para o Posicionamento Geográfico Global.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/GEOGRAFIA/gps.swf

Assunto: Tsunamis
Descrição: Entender como ocorrem os Tsunamis
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101027_guia_tsunami.shtml

Assunto: Embalagens Tetra Pak
Descrição: Observar o caminho que as embalagens percorrem desde que são descartadas até a sua reciclagem.
Fonte: http://revistaepocanegocios.globo.com/infograficos/info-reciclagem/info-reciclagem.html

Assunto: Produção Industrial
Descrição: Simulador da matéria-prima à industrialização e as consequências para o meio ambiente.
Fonte: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/a/a2/Produ%C3%A7%C3%A3oindustrial.swf

Assunto: Posição do Sol
Descrição: Observar a posição do sol em cada dia do ano.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2010/geografia/horizon.swf

Assunto: Efeito Estufa
Descrição: Explicar a formação do efeito estufa e como ele colabora
Fonte: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/portal/popup/aquecimento/pop_up_aquecimento_global_4.htm


Assunto: Nosso Lugar no Universo
Descrição: Apresentar a teoria do Big Bang e explicar os movimentos da Terra.
Fonte: http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/universo.swf

Assunto: Formação dos Continentes
Descrição: Explicar a Teoria da Deriva Continental e mostrar locais onde ocorrem terremotos e vulcões.
Fonte: http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/formacaodoscontinentes.swf

Assunto: Ilhas de Calor
Descrição: Obter informações sobre o fenômeno e a relação entre urbanização, poluição e vegetação.
Fonte: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/8/8c/Ilhadecalor.swf

Assunto: Furacão
Descrição: Entender como se forma um dos fenômenos mais violentos e impressionantes da atmosfera.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/geografia_2010/formacao_furacao.swf

Assunto: Energia Solar
Descrição: Observar a importância da Energia Solar.
Fonte: http://www.sociedadedosol.org.br/apresentacao/popup.html

Assunto: Fases da Lua
Descrição: Entender as mudanças de Fases da Lua.
Fonte: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/8/82/Luamudan%C3%A7adefases.swf

Assunto: Eclipse Solar
Descrição: Entender como ocorre o Eclipse Solar
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/geografia_2010/eclipse_solar.swf

Assunto: Eclipse Lunar
Descrição: Entender como ocorre o Eclipse Lunar.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/geografia_2010/eclipse_lunar.swf

Assunto: Distribuição dos Raios Solares
Descrição: Verificar a inclinação da Terra e a distribuição dos raios solares sobre o planeta.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2010/geografia/sunsrays.swf


Assunto: Ciclo da Água
Descrição: Identificar as fases do ciclo da Água.
Fonte: http://rived.mec.gov.br/atividades/ciencias/ciclo/obj_ped_ciclo_das_aguas.swf

Assunto: Como se formam os Ventos
Descrição: Mostrar a formação dos ventos da escala local à Global.
Fonte:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/6243/Comoseformamosventos.swf?sequence=1

Assunto: Curvas de Nível
Descrição: Observar as curvas de níveis nas representações cartográficas.
Fonte: http://www.lte.ib.unicamp.br/bdc_uploads/materiais/video/material851_codigoBinario_pt.swf

Assunto: Chuva Ácida
Descrição: Observar as causas e consequências da Chuva Ácida.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/QUIMICA/sim_qui_chuvasacidas.swf

Assunto: Energia dos Rios
Descrição: Observar informações sobre rios, hidrelétricas e relevos.
Fonte: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/f/f1/Energiadosrios.swf

Assunto: Blocos Econômicos
Descrição: Mostrar a evolução dos “Blocos Econômicos” ao longo da História.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?215_mapa_historia.swf

Assunto: A Expansão Humana
Descrição: Simulador sobre a evolução humana, associada aos recursos utilizados da natureza.

Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2010/geografia/expansao_humana.swf

Nenhum comentário:

Postar um comentário